Fui morar no exterior… tô nem aí para Brasil vs COVID-19?

É bastante comum uma conclusão equivocada (e muito) de que brasileiros que se mudam para o exterior não se importam com nosso país. Termos decidido morar fora, seja para estudar, crescer profissionalmente, viver uma aventura ou mesmo se estabelecer em definitivo não significa que abandonamos nosso país.

Pelo contrário! Passamos a valorizar cada pedacinho de lembrança que temos, cada detalhe que nos falta aqui, e morremos de saudades do país. Todos os dias.

E o COVID-19?

A cada dia sentimos mais angústia por (às vezes) estarmos em um país onde regras de isolamento social têm sido mais eficazes em evitar o alastramento do vírus, e políticas são públicas mais eficientes para mitigar o impacto econômico.

Mas sempre me deparo com olhares e palavras de repúdio quando recrimino como o atual governo brasileiro tem lidado com essa pandemia: “Para você, é fácil fazer críticas por estar em um lugar melhor”; “Quem saiu do país não tem o direito de se manifestar porque abandonou o país”; “Comparar a situação do Brasil com países desenvolvidos não é justo”.

Não é justo? O que realmente não é justo é acreditar que não sofremos tanto quanto os que estão no Brasil. Nos dói muito acompanhar as notícias e saber que nossos familiares e amigos estão correndo um risco muito maior.

Argumentação em números

Uma reação comum é a de distorcer números ou sua fonte para desinformar a todos os brasileiros: os que moram no Brasil e os que moram fora. Há sempre uma resposta pronta: “mas e o número de mortes por milhão de habitantes ?”; “e os países desenvolvidos que proporcionalmente têm mais casos ?”

Então vamos lá. Resolvi pesquisar os números atuais diretamente em quatro fontes diferentes. A pesquisa foi realizada no dia 23 de setembro de 2020 (início do dia) nos seguintes websites:

Número total de casos

Segundo o WHO, o Brasil está em 3º lugar, com 4,544,629 casos confirmados, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. As demais fontes apresentam pequenas diferenças nos números de casos, mas em todas o Brasil está na mesma posição do ranking.

Número total de mortes

O Brasil sobre para segundo lugar, com mais de 136 mil mortes, atrás apenas dos Estados Unidos. Mais uma vez, todas as fontes apresentam o Brasil na mesma posição e variam um pouco no número exato.

Número de casos por milhão de habitantes

Em 11º lugar (21.380/milhão habitantes), o Brasil está em melhor situação do que países como Qatar, Bahrain, Aruba. Dentre países da América Latina, apenas Panamá, Chile, e Peru estão em pior situação com maior número de casos por milhão de habitantes.

Coincidência ou não, o Brasil é seguido de Israel e Estados Unidos, os dois países dos quais mais tenho ouvido o atual governo brasileiro se pronunciar positivamente.

Com poucas divergências entre quais países estão logo abaixo ou acima do Brasil, todas as fontes o posicionam em 11º lugar. Observe que, em todas as fontes, nenhum país que adotou o isolamento total e distanciamento social está em pior situação que o Brasil.

Número de mortes por milhão de habitantes

O Brasil aparece em 7º lugar, com 644 mortes por milhão de habitantes, atrás de San Marino, Peru, Bélgica, Andorra, Bolívia e Espanha. Assim como nos rankings anteriores, há pequenas divergências numéricas, mas todos colocam o Brasil em 7º, atrás dos mesmos países.

Este dado é muito utilizado como resposta do governo quando são relatados os totais de casos e de número de mortes. Sempre escuto que Espanha e Bélgica estão piores que o Brasil. Em primeiro lugar, o pico do contágio atingiu estes países antes do Brasil, quando ainda se tinha muita pouca informação. Além disto, Espanha tem 47 milhões de habitantes, enquanto a Bélgica possui 12 milhões. Se não tivessem adotado as medidas corretas, estariam concorrendo em primeiro lugar.

O mais alarmante: nenhum país à frente do Brasil possui população maior que a nossa. Populações maiores deveriam ter um número de mortes por milhão de habitantes menor. Espero que a matemática seja suficiente e que eu não precise desenhar…


Com esta pesquisa, espero não ser mais acusado de ter sido influenciado pela imprensa internacional. O governo brasileiro está sendo irresponsável (esta acho que é a palavra mais assertiva) na prevenção ao COVID-19. Ponto.

Espero também não ser mais acusado de ter abandonado meu país. Aqueles e aquelas pessoas que eu amo, e que me conhecem de verdade, sabem que meu coração está partido em mil pedaços pela saudade, e esmagado pela angústia de ver o governo brasileiro desinformar, não cuidar, e colocar em risco meus pais, minha família, meus amigos, e todos os brasileiros e brasileiras.

2 comentários em “Fui morar no exterior… tô nem aí para Brasil vs COVID-19?

  1. Texto perfeito e abordagem correta e clara.
    É verdade que o governo brasileiro adotou posturas equivocadas no tratamento dessa questão; tanto do ponto de vista científico quanto pelas falas e exemplos pessoais para os habitantes que tradicionalmente já são indisciplinados.

  2. Concordo plenamente Édson! Quando passei alguns meses aí (como turista)também fui acusada de ter abandonado o Brasil e que portanto não tinha o direito de opinar sobre nada do que está acontecendo do lado de cá! Como assim? Minhas raizes, meu caráter, meu aprendizado, minha educação,minha mãe e família, meus amigos/irmãos, estão aqui, eu os amo e quero vê-los bem e saudáveis! As pessoas não se informam, não estudam, não se interessam pelas soluções, não respeitam as leis, são avessos as regras e ainda se acham no direito de opinar na vida dos outros. O pior preferem seguir como cegos guiados pela ignorância, pelo negacionismo, pela falta de respeito e compaixão pelo próximo. Estou aqui há 8 meses exatos e tem sido um grande desafio viver no Brasil diante de situação tão caótica! Espero sobreviver a tudo isto e ainda sair fortalecida de toda esta situação! E que Deus nos ajude 🙌🏼🙌🏼🙌🏼

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s