Onde você estava no dia 11 de julho de 2013?

O processo de residência permanente ou naturalização varia de país para país. Mas uma coisa eles têm em comum: solicitarão muitos dados e documentos em seus formulários e processos.

Em outro artigo aconselhei contratar uma empresa especializada para relacionar os documentos e dados necessários para estes processos, ajudando a não perder prazos ou enviar documentos errados. Mas… a empresa não têm seus dados ou documentos. Você precisará organizar e enviá-los.

Você sabe onde estava morando há 9 anos? Sabe as datas de início e fim de todos os empregos que teve nos últimos 10 anos? E as datas e escolas/universidades desde o ensino fundamental?

Você tem os originais e cópias de históricos escolares, diplomas, certidões, documentos, registros…?

Você sabe o nome completo, data de nascimento, onde nasceu, endereço, profissão, estado civil de seus parentes de primeiro grau?

Pois é… nós também pensávamos ter. E tínhamos… mas espalhados entre centenas de pastas (físicas e digitais). 

O trabalho de reunir e organizar estas informações e documentos pode consumir muito tempo e paciência, principalmente se você descobrir que precisa deles com um prazo apertado para submissão de formulário.

Se você está se preparando para mudar para outro país, organize estes documentos e informações. Compartilho uma planilha neste artigo (ver abaixo) que ajuda a relacionar datas e informações. É apenas um primeiro passo… esteja pronto(a) para buscar mais informações, dependendo do país e status (residência, naturalização) que você está buscando.

Algumas dicas:

Não se preocupe em traduzir os documentos. Alguns países irão exigir que os documentos sejam traduzidos por tradutores oficiais/credenciados no próprio país. 

  • Mesmo depois de mudar para o país destino, mantenha atualizadas as listas de viagens, estudos, residência e trabalho. Alguns países pedem todas as datas e motivos de viagem depois de sua mudança antes de lhe conceder uma residência permanente.
  • Na dúvida, traga o documento. Você economizar com uma futura remessa internacional de documentos, além de evitar o risco de extravio.
  • Nomeie um procurador no Brasil (obrigado pai por toda ajuda que tem me dado!) com poderes totais para solicitar segunda via de documentos em seu nome – do contrário será preciso fazer uma viagem só para obter uma certidão ou histórico.

A planilha abaixo é apenas um primeiro passo. Quanto mais organizado e mais informações você tiver, menor será seu trabalho ao aplicar para status em outros países.

Leave a comment