No início desta semana foi realizado um encontro de facilitadores PMDPro na Guatemala, para avaliação de resultados do Projeto GEPAL, que criou o PMDPro e chega agora ao final de seu segundo ano.
No primeiro ano, cerca de 1.000 pessoas foram certificadas. No segundo ano, este número cresceu exponencialmente – hoje somos 4.011 pessoas certificadas no PMDPro1. Entre 2.500 e 3.000 destes certificados estão na África. No Brasil, somos mais de 300.
A maior nota de todos os certificados é do Brasil: Bárbara Basso, que atingiu 99% de acertos. O Panamá possui a média de notas mais alta (84%), enquanto que o Brasil está à frente nas Américas como país com mais pessoas certificadas.
O PMDPro1 já está disponível em português, espanhol, inglês, francês, e traduções para o chinês, russo e árabe estão em curso. Paralelamente, o PMDPro2 que já está disponível em inglês, está sendo traduzido para o português e espanhol. Provavelmente os níveis 1 e 2 irão compor um único guia – mantendo-se, entretanto, as certificações em níveis diferentes: 1 – mais objetivo e mais teórico, 2 – mais situacional com perguntas que envolvem interpretação de cases.
Com relação à validade do certificado, antes divulgado como sendo de 1 ano, agora está sendo estudada para que o período seja maior, podendo os já certificados obter “créditos” a partir de cursos e de evidências do uso da metodologia para ter seu certificado automaticamente renovado. Enquanto não for criada uma política clara de validade dos certificados, os atuais continuarão valendo.
Nosso desafio no futuro é multiplicar a metodologia… de 4.000 para 40.000 pessoas. Estão sendo criados mecanismos de estudo assíncronos (sistema de auto aprendizado, que permita ao candidato estudar sem necessariamente assistir às aulas com dias e horas definidos).
Esperamos iniciar em 2013 o treinamento e certificação PMDPro2, além de dar continuidade ao PMDPro1. Muito há por crescermos, mas ainda mais importante que a quantidade de certificados, precisamos evidenciar a divulgação da cultura de gestão de projetos e a utilização de fato das ferramentas PMDPro1.
Pedimos aos PMDPros que nos enviem casos de sucesso do uso da metodologia, preferencialmente com evidências (com a ferramenta que foi utilizada) e com vídeos de depoimentos. Em janeiro, sortearemos brindes entre todos(as) que enviarem casos comprovados de uso das ferramentas PMDPro1.
Para participar, publique como resposta a este post o seu depoimento (para vídeos, publique no YouTube e envie o link).
Para maiores informações sobre como participar de um treinamento e se certificar, entre em contato através da área de contato do blog.
Adelante no desenvolvimento da gestão de projetos no setor de desenvolvimento!