PMDPro nas Américas e no Mundo

Encontro Gepal - Guatemala, Dezembro de 2012No início desta semana foi realizado um encontro de facilitadores PMDPro na Guatemala, para avaliação de resultados do Projeto GEPAL, que criou o PMDPro e chega agora ao final de seu segundo ano.

No primeiro ano, cerca de 1.000 pessoas foram certificadas. No segundo ano, este número cresceu exponencialmente – hoje somos 4.011 pessoas certificadas no PMDPro1. Entre 2.500 e 3.000 destes certificados estão na África. No Brasil, somos mais de 300.

A maior nota de todos os certificados é do Brasil: Bárbara Basso, que atingiu 99% de acertos. O Panamá possui a média de notas mais alta (84%), enquanto que o Brasil está à frente nas Américas como país com mais pessoas certificadas.

O PMDPro1 já está disponível em português, espanhol, inglês, francês, e traduções para o chinês, russo e árabe estão em curso. Paralelamente, o PMDPro2 que já está disponível em inglês, está sendo traduzido para o português e espanhol. Provavelmente os níveis 1 e 2 irão compor um único guia – mantendo-se, entretanto, as certificações em níveis diferentes: 1 – mais objetivo e mais teórico, 2 – mais situacional com perguntas que envolvem interpretação de cases.

Com relação à validade do certificado, antes divulgado como sendo de 1 ano, agora está sendo estudada para que o período seja maior, podendo os já certificados obter “créditos” a partir de cursos e de evidências do uso da metodologia para ter seu certificado automaticamente renovado. Enquanto não for criada uma política clara de validade dos certificados, os atuais continuarão valendo.

Nosso desafio no futuro é multiplicar a metodologia… de 4.000 para 40.000 pessoas. Estão sendo criados mecanismos de estudo assíncronos (sistema de auto aprendizado, que permita ao candidato estudar sem necessariamente assistir às aulas com dias e horas definidos).

Esperamos iniciar em 2013 o treinamento e certificação PMDPro2, além de dar continuidade ao PMDPro1. Muito há por crescermos, mas ainda mais importante que a quantidade de certificados, precisamos evidenciar a divulgação da cultura de gestão de projetos e a utilização de fato das ferramentas PMDPro1.

Pedimos aos PMDPros que nos enviem casos de sucesso do uso da metodologia, preferencialmente com evidências (com a ferramenta que foi utilizada) e com vídeos de depoimentos. Em janeiro, sortearemos brindes entre todos(as) que enviarem casos comprovados de uso das ferramentas PMDPro1.

Para participar, publique como resposta a este post o seu depoimento (para vídeos, publique no YouTube e envie o link).

Para maiores informações sobre como participar de um treinamento e se certificar, entre em contato através da área de contato do blog.

Adelante no desenvolvimento da gestão de projetos no setor de desenvolvimento!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: