Bolsas de Estudo em Québec e no Canadá

Seja para aperfeiçoar seu conhecimento, na área de sua carreira, e retornar para trabalhar no Brasil, ou para viver uma experiência internacional temporária, ou mesmo para iniciar um projeto de longo prazo / permanente em outro país, estudar fora será sempre uma boa escolha. Este artigo lista algumas oportunidades de bolsas no Québec e Canadá, e algumas dicas que podem ser aplicáveis a qualquer país.

Ovo ou galinha?

O que vem primeiro: a bolsa ou a matrícula em uma universidade? Na grande maioria dos casos é preciso já estar matriculado ou aceito por uma universidade. No processo de registro e solicitação de uma bolsa é solicitada a indicação não apenas da universidade, mas também do curso que se deseja realizar.

Em outras palavras: você precisará já estar matriculado para solicitar a bolsa… e para se matricular, é preciso comprovar que tem recursos / renda suficiente para pagar o curso. Esta regra é mais comum em cursos técnicos e universitários (vocational / technical courses, undegraduate, e graduate). Para cursos mais avançados, como doutorado e pós-doutorado, há opções de bolsas vinculadas apenas à intenção de matrícula. Mas, neste caso, será exigido um projeto de pesquisa e, muitas vezes, a recomendação de um professor no Brasil e de outro na universidade de destino.

Primeiros passos

Tente iniciar esta caminhada ainda no Brasil, pois alguns países não permitem alterar o visto para estudante após já estar residindo temporariamente ou trabalhando. Mas, se você já é residente permanente, a busca pela bolsa de estudos será mais fácil e você encontrará mais opções.

Pesquise os cursos e universidades que atendem seu objetivo – faça uma planilha com informações como prazos de inscrição e das aulas, valores (incluindo a renda mínima exigida), requerimentos de idioma, links e contatos. “Tio Google” será seu melhor amigo neste momento: mas não se apresse. Leia os sites de cada universidade com calma, em detalhes – e anote as dúvidas referente à cada curso na planilha, para que possa já incluir no seu primeiro contato com a universidade.

Nota: os valores de anuidade/programa para estudantes internacionais são diferentes (mais altas) do que as cobradas de cidadãos e residentes permanentes. Verifique se o valor apresentado no site se refere à sua condição de estrangeiro (estudante internacional), residente temporário ou permanente (caso você já esteja no país). Abaixo há uma alternativa entre as bolsas no Québec para equiparação e redução dos valores cobrados de estudantes internacionais.

Em seguida, entre em contato com a(s) universidade(s). Algumas universidades têm departamentos e páginas específicos para estudantes internacionais – estas equipes se dedicarão a lhe apoiar durante todo o processo de inscrição. Inicie um diálogo, telefone para a universidade (ou visite, caso você já resida no país).

Bolsas Canadenses

O site EduCanada – um esforço coletivo das províncias canadenses através do CMEC (Council of Ministers of Education, Canada), apresenta uma lista sempre atualizada de bolsas para canadenses e estrangeiros, dicas de planejamento, orçamento, moradia, trabalho, e página de pesquisa de universidade e cursos.

Link:
https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/

Este é um bom lugar para começar se você decidiu estudar no Canadá, mas ainda não tem em qual província. Neste caso, lembre-se de pesquisar sobre a província – clima, custos, cidades, idiomas e cultura.

 

Bolsas no Québec – nível técnico e graduate

As duas principais bolsas do Governo do Canadá para quem está buscando um curso técnico ou de graduação (incluindo mestrado), são a Bolsa Merit e a Exceção a Tarifação Diferencial para Estudantes Internacionais.

A Merit Scholarship se destina a estudantes que desejam estudar em Québec, mas fora da Grande Montréal, que inclui Montréa, Laval, Longueil, North Shore e South Shore. Assim, é preciso checar se o endereço da universidade que você escolheu se localiza fora destas municipalidades. A melhor forma de ter certeza é escrever para a universidade.

A segunda bolsa é, na verdade, uma equiparação às taxas e valores cobrados à alunos canadenses: Exemptions from foreign student differential tuition fees. Ela não oferece um valor ao estudante, mas reduz o valor cobrado normalmente à estudantes internacionais para o mesmo valor cobrado à um cidadão Québécoise – uma redução significativa. É importante ler com atenção os pré-requisitos: apenas estudantes internacionais com características específicas são elegíveis.

Links:
http://www.education.gouv.qc.ca/en/references/studying-in-quebec/advantages-of-studying-in-quebec/
https://www.quebecmetiersdavenir.com/en/merit-scholarships/
Prazos: 20 de maio a 24 de junho

Bolsas no Québec por desempenho – técnico e graduate

A tabela abaixo, disponível no site Scholarships Grants, apresenta uma lista de bolsas por desempenho para diversas universidades. Obviamente, estas bolsas só podem ser obtidas após estar matriculado e/ou realizando o curso – a partir de uma avaliação do processo de admissão ou performance acadêmica do período anterior.

Lembre-se de ler todo o site da universidade que você escolheu. Mesmo não constando da lista acima, ela pode oferecer bolsas de incentivo semelhantes.

Bolsas no Québec – doutorado e pós-doutorado

O Fundo de Pesquisa Natural e Tecnológica oferece uma grande variedade de bolsas para doutorado e pós-doutorado listadas pelo governo do Québec (30 na última vez que pesquisei). As opções variam de acordo com a nacionalidade e programa que se deseja realizar. Vale lembrar que, nos casos de doutorado e pós-doutorado, as próprias universidades possuem programas de bolsas e financiamentos, mas vale à pena uma visita ao site de pesquisa do governo Québécois.

Link:
http://www.frqnt.gouv.qc.ca/en/bourses-et-subventions

Outras opções

Pesquise… pesquise… pesquise. Novas ofertas de bolsas surgem a cada ano, e as existente têm suas regras alteradas – talvez permitindo mais flexibilidade nos critérios de elegibilidade. Consulte também alternativas privadas, como o caso da Bolsa Dejardins (1 a 31 de março), que oferece de $1,000 (cursos vocacionais) até $10,000 (doutorado).

Se jogue… 

Se você possui os recursos mínimos para cobrir os custos do curso e busca por uma bolsa para reduzir o impacto financeiros nas suas economias, já se decidiu pelo curso e universidade, e já está pronto(a) para partir: faça a matrícula e siga adiante.

Investir em educação é sempre um bom negócio. Mesmo que você não seja aprovado para receber uma bolsa, valerá à pena. E, ao longo do curso, você poderá pesquisar outras oportunidades de bolsas e financiamento – às vezes disponíveis (ou “visíveis”) apenas para quem já está com o curso em andamento – como é o caso das bolsas por desempenho que listamos acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s