
Há pouco mais de dois anos a equipe do Projeto Redes, acompanhada de diretores da Visão Mundial e de representantes da instituição indiana Hand in Hand, esteve em Mossoró, com a finalidade de dar os primeiros passos na adaptação da metodologia Gol.d para o Brasil. Surgiam ali os primeiros Gol.ds do Brasil…
Naqueles dias, lembro-me de ter comentado que estávamos trabalhando em parceria com nossos amigos indianos para adaptar e disseminar no Brasil uma metodologia que beneficiava um grande número de comunidades carentes na Índia.
Também me recordo de uma frase que disse, na qual realmente acreditava: “Hoje, estamos aqui para ensinar um pouco da metodologia que aprendemos com nossos amigos indianos. Em alguns anos, esperamos voltar aqui para aprender com você como essa metodologia está funcionando no Brasil”.
Esse dia chegou!

Cerca de 200 pessoas, entre convidados, equipe do Redes e membros de Gol.ds, se reuniram no dia 12 de dezembro, na Igreja dos Santos dos Últimos Dias, em Mossoró, no I Encontro Municipal de Gol.ds. Em sua maioria membros de Gol.ds, os participantes representaram 1.618 beneficiários do Projeto, em 149 Gol.ds (incluindo Natal).
Reuniões semanais, hábito da poupança constante, empreendedorismo, acesso à crédito administrado pelos próprios membros do Gol.d, são apenas algumas das características desta metodologia. Muito além destas, a transformação de vidas, a possibilidade de trocar conhecimento e experiências, e a união e empoderamento dos grupos foi algo claramente visível no Encontro.
O melhor dos resultados que pode ser apresentado é estarmos aprendendo com estes representantes como levar esta metodologia para mais pessoas em comunidades carentes, a partir de sua experiência no dia-a-dia dos Gol.ds.
Neste encontro, foi discutido não apenas como acelerar o processo de expansão da metodologia, mas também como criar uma rede de Gol.ds capaz de tornar sustentável este crescimento, mesmo depois que o Projeto Redes for finalizado.
Ainda teremos 02 anos de atuação do Projeto, mas o início desta discussão e da troca de experiência entre os membros de Gol.d, além dos futuros Gol.ds que se juntarão a este movimento, nos dão a certeza de que o Rio Grande do Norte é e será o exemplo nacional deste movimento.
Espero poder voltar muitas vezes, muitas, à Mossoró, para aprender com estas pessoas que estão transformando suas vidas, de suas vizinhas e seus vizinhos, de sua comunidade, e do seu município.
Parabéns à Renata, Raynald, Valdi, Ana Keliam, equipe da Unidade Operacional da Visão Mundial em Mossoró, equipe de apoio (Marcela, Hudson) e todos os Agentes de Campo (ADGs) que fazem deste projeto um sucesso no Rio Grande do Norte.
A Mão Amiga do Gol.d
(apresentada por um grupo
de trabalho durante o Encontro)
Para saber mais sobre o Projeto Redes,
entre em contato através de:
projeto_redes@wvi.org
PARABÉNS !
As pessoas de boa vontade sempre deixam marcas na terra e grandes idéias nas mentes com quem interage.
J. Geraldo
E parabéns a você, por seu esforço e dedicação enquanto esteve à frente do Projeto Redes. Muito sucesso a toda equipe e membros dos Gol.ds.
Um projeto de tal grandeza merece nosso aplauso, e mais que isso, inspira confiança na continuidade, e me impulsiona a disseminar a ideia em comunidades onde atuo como voluntária. Vamos estudar uma data para este projeto ser apresentado a mulheres indígenas que querem uma atividade produtiva para suas vidas melhorarem.
Boa Edson! Bacana o artigo!
A metodologia vem trazendo ótimos resultados. Parabéns a Ana e Valdir os coordenadores de RN. Parabéns a coordenação e assessoria do REDES. Parabéns, também, a você que da sua paixão e visão contagiou a nós para multiplicar nos nossos estados.
Abraços amigo!