Há poucos minutos, “passeando” pelo FaceBook, me assutei com a notícia do meteorito que caiu na Rússia. Inicialmente pensei ser algum tipo de montagem ou brincadeira. Pesquisei nos sites G1 e R7… e a notícia é real.
Veja o vídeo do meteoro no site do G1:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/meteorito-deixa-quase-mil-feridos-e-causa-panico-na-russia.html
Mas o susto mesmo, veio com a matéria vinculada. Um asteroide chamado 2012DA14 acabou (há 10 minutos – 17h25 – horário de Brasília) de passar pela Terra, a uma distância de 27 mil km.
Bem… em termos de universo… esta distância é “logo ali”. E… pasmem, não houve nenhuma divulgação com destaque.
O terceiro susto, veio depois… fui pesquisar alguns links da NASA. Há um observatório em tempo real muito legal (http://eyes.nasa.gov) onde dá para ver o 2012DA14 já se distanciando da Terra.
Abaixo a imagem que “printei” da minha tela com o aplicativo da NASA – a “pedrinha” no centro é o 2012DA14.
Mas o terceiro susto veio em poder ver a quantidade de satélites em órbita ao redor da Terra. O aplicativo em Java permite selecionar qualquer objeto, ver a distância de outro objeto, trajetória, etc.
É muito lixo (ou não) voando sobre nossas cabeças.
Já que o carnaval acabou… vamos entrar em clima de São João:
“Olha pro céu, meu amor. Veja como ele está lindo…“
Rapaz, que façanha, teu acompanhamento! Havia recebido uma comunicado de André Ruschi, no Face, ele da Estação Ecologica Biologia Marinha , que fica no Esp Santo e bem informado! Mas nem me passou pela cabeça os meios de saber destes mundos que passam logo ao lado da gente e não conhecemos sua força e influências!
Segundo André, os desastres por conta disso são iminentes, mas totalmente imprevisiveis!
Parabéns e obrigada!
Da tia feliz somente por viver, bom demais!