Nunca há apenas uma única história

“Poder é a habilidade de não só contar a história de outra pessoa, mas de fazê-la a história definitiva daquela pessoa”.

Era uma vez um país, chamado Brasil, onde habitavam tribos selvagens, desorganizadas, agressivas e sem uma perspectiva de desenvolvimento… até que Portugueses e Espanhóis chegaram para trazer o moderno, o desenvolvimento, roupas, máquinas, organização e paz…

Era uma vez uma comunidade onde ninguém queria trabalhar, todos tristes, preguiçosos e incapazes de construir algo que os levasse ao desenvolvimento, que os permitisse sair da miséria. O Governo lhe concedeu recursos através de um programa chamado bolsa-família, e os membros desta comunidade, no lugar de desenvolver-se, continuaram acomodados, explorando os cofres públicos, mais preguiçosos e ainda sem uma perspectiva de desenvolvimento…

Era uma vez…

Uma única história… que estamos acostumados a absorver da mídia, da leitura incompleta de uma realidade… e assim, vivemos nossas vida “nkali”… sentindo-nos “melhores” que os outros.

O vídeo a seguir nos ensina a não insistir em uma “única história”, ou nas histórias negativas, superficializando nossa experiência.

Anúncios

Uma resposta to “Nunca há apenas uma única história”

  1. Severa do Carmo Says:

    Este depoimento toca nosso coração e nossa cabeça, por mais viciados que estejamos em repetir “apenas uma história” sobre pessoas e povos.
    Dizer que indios são preguiçosos, que jovens são todos drogados, que brasileiras vão para a Europa se prostituir, que americanos são todos inteligentes e brasileiros nordestinos são um atraso só…
    Vamos fazer circular este vídeo?
    Obrigada, Edson! Você vai mostrando faces de novas realidades, novos olhares.
    Feliz caminho de trabalho e vida!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: